segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Análise - Sonic Generations

Sonic Generations - X360, PS3, PC (analisado)
Sonic Team - X360, PS3
Devil's Details - PC
Dimps - 3DS

Sou um grande fã do Sonic, foi o meu primeiro jogo desde a época do Master System(na memória!), E Sonic 2 foi o primeiro jogo no Mega Drive(Genesis). Mas eu parei no Dreamcast e nunca consegui jogar os ruins dos consoles desta geração. Quando Generations foi anunciado foi um sonho nunca realizado, em todo vídeo lançado lágrimas de nostalgia escorriam no meu rosto. Mas como todos, eu estava cético com ele e para piorar não conhecia ninguém que poderia confirmar que Sonic Generations é bom no PC. Então eu não liguei para mais nada e comprei torcendo que seja pelo menos divertido.


O porco espinho conseguiu uma má reputação nesses últimos anos, com jogos sendo lançados com idéias bizarras(Sonic com uma espada medieval, POR QUÊ!?)e faltando o mais importante, a jogabilidade certa e incisiva dos jogos anteriores. Mas Generations apareceu para consertar todos estes problemas, é o seu vigésimo aniversário e esta é a melhor forma de celebrá-lo. o jogo começa com pé direito, introduzindo a velha Green Hill Zone mas totalmente nova conseguindo dar nostalgia com detalhes únicos e ao mesmo tempo dar um visual novo e limpo, sempre lembrando aquele Sonic pequeno, pançudo e mudo que todos nós conhecemos.

Logo depois disso nós vimos o novo Sonic, o adulto, de pernas compridas e olhos verdes correndo pela mesma Green Hill Zone, mas de uma forma totalmente diferente, extremamente rápida e frenética. Generations contem quatorze estágios, sendo quase cada fase de cada jogo(que foi bom)já lançado, Temos a Green Hill Zone, Rooftop Run, Chemical Plant Zone, Crysis City e vários outras fases icônicas na série. 
Poderia ter mais dos jogos mais conhecidos(Sonic 1, 2, 3)mas somente três conseguiram no final, sendo uma de Sonic 1, outra do 2 e uma terceira do Sonic & Knuckles, mas com certeza eles irão fazer DLC com fases novas para os fãs (incluindo eu) comprarem sem precaução, mas com certeza o ponto alto é ver Dr. Robotnik com seu mecha exatamente da mesma forma no Sonic 2. Os outros estágios são do Sonic comprido, comedor de cachorros quentes, de olhos verdes, elas são extremamente divertidas e são surpreendentemente dinâmicas.


Cada estágio contém dez desafios extras, sendo cinco com o Sonic moderno e cinco com o Sonic da era velha. Existem desafios normais, como terminar um estágio mais rápido que sua sombra, finalizar um estágio segurando um único anel, terminando o desafio usando os escudos de Relâmpago, Fogo ou de Água (que aparecem somente nos desafios, o que é uma pena, porque os escudos sempre foram uma ótima adição nos jogos da série), e um desafio bem criativo, onde Sonic precisa levar a placa de fase concluída do começo até o final do estágio, é esperto e desafiador.

Quando um desafio é concluído Sonic precisa de pular no sino que está acima do portal do desafio,  e assim irá aparecer um nota musical, o jogador tem vinte segundos para pegar aquela nota que está flutuando, se não conseguir o jogador pode pular de novo no sino e tentar novamente. Está nota musical desbloqueia arte e musicas conhecidas de jogos anteriores, temos músicas clássicas(Green Hill Zone, Marble Garden Zone)e mais contemporâneas. E é claro, Sonic Boom do Sonic CD que precisa ser mencionada separadamente.



Cada estágio contém dois Atos, um clássico e um moderno, cada um aproxima de uma forma diferente do original, sempre tendo aquela sensação nostálgica mas ao mesmo tempo deixando a ansiedade de saber o que vem depois. É muito divertido ver Green Hill Zone em 3D ou Rooftop Run em 2D, os dois modos são divertidos, enquanto o Sonic Moderno se coloca bem com os estágios velhos, Sonic Antigo cai bem com os estágios novos, dando uma experiência divertida com os dois Atos.

Em cada três estágios, um quarto aparece para ser destravado sendo o do chefe. O primeiro é o Mecha de Dr. Robotnik, sendo somente possível jogar com Sonic antigo em 2D. Os outros são chefes da era 3D. Além deles existem três sub-chefes que são possíveis encontrar correndo pelas seções de desafios, sendo eles Shadow, Silver e Sonic Metal. São divertidos e dão um bom tempo para o jogo.


Diante tudo isso tenho alguns problemas, o primeiro é com a velocidade em lugares que não é preciso, quando estou correndo em 3D é uma velocidade extremamente rápida mas existem alguns obstáculos que aparecem somente para atrapalhar e incomodar o jogador, e é extremamente frustrante estar em uma velocidade insana e do nada aparecer um degrau para quebrar e perder tudo, mas ao mesmo tempo conseguir memorizar o estágio inteiro é fazer ele 100 % e conseguir um rank S é extremamente divertido e recompensador. Sua parte 2D também tem alguns problemas, seu pulo é extremamente fraco em algumas partes, e parece um design um pouco falho as vezes, com plataformas muito longe entre elas mesmas, e muitas vezes parece que o jogo quer que você falha e perca seus anéis,, não importa como o inimigo estará um centímetro a frente do lugar onde o jogador irá cair, sendo impossível de evitar.

No PC é um jogo com uma boa resposta, mas é somente possível jogar com um controle, porque no teclado é perto de impossível e ainda mais com estágios mais adiantes onde o jogador precisa usar os gatilhos de forma excessiva, e as configurações de controle e de vídeo também são bons dando liberdade para o jogador lidar da forma que ele quiser.


A história é extremamente simples, mas é esperado ser assim, afinal é um jogo onde um porco espinho corre para acabar com um cientista que está capturando os animais, não dá para ser mais surreal que isto. Uma fenda no tempo é criada e os  dois Sonic são capturados e assim precisam de se ajudar num cenário onde o tempo está uma loucura, sendo o ótimo pretexto para colocar dois Sonics no mesmo lugar.

Sonic Generations vale a pena jogar, sendo uma pessoa com PC e ama jogos deste gênero, ainda mais com o preço inicial modesto, com controles que respondem de uma ótima forma e com gráficos melhores do que os consoles(se conseguir rodar, é claro).

Rejogabilidade: 8
História: 6
Gráficos: 8.5
Rejogabiliade: 8
Total: 8.0

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